Conheça os benefícios da caminhada para corpo e mente

Caminhada idosos

A caminhada é uma atividade física muito indicada pelos cardiologistas para a prevenção e auxílio na recuperação de doenças como hipertensão e diabetes. Além de ser extremamente benéfica para a saúde, é um exercício que não exige muito tempo, já que, meia hora por dia 5 vezes na semana são suficientes para ver os impactos na sua saúde. Com isso em mente, listamos os benefícios e também alguns cuidados que você deve ter para iniciar suas caminhadas. A caminhada pode auxiliar em vários pontos, confira:

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    Osteoporose
    Ao caminhar, os ossos da perna comprimem-se ao colocar os pés no chão e todo o esqueleto se movimenta. Isso aumenta os estímulos elétricos, aumentando sua força e resistência. Dessa forma, a caminhada contribui para a prevenção da osteoporose e, em casos já diagnosticados, pode auxiliar na redução do progressão da doença.
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    Circulação
    A caminhada faz com que o coração trabalhe mais, pois com a melhora no bombeamento de sangue, as veias e artérias se dilatam tornando o processo de oxigenação mais eficiente. Isso faz com que as partes mais afastadas como pés e pernas recebam o sangue com mais facilidade, diminuindo os inchaços do cotidiano.
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    Diabetes
    Durante a prática de caminhadas, o pâncreas e o fígado são estimulados, pela maior circulação de sangue, produzindo mais insulina para o corpo. Isso faz com que as células aumentem sua capacidade de absorver glicose, evitando que ela fique circulando pelo sangue e contribua para o desenvolvimento do Diabetes.
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    Equilíbrio do peso
    A caminhada é uma atividade que promove queima de calorias além da vantagem de que mesmo depois de horas o praticante continua queimando calorias pois o metabolismo se mantém acelerado graças ao aumento da circulação.
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    Hipertensão
    A caminhada pode reduzir a produção de gordura no corpo e por consequência diminui os níveis do colesterol ruim e evita o acúmulo de gordura. Dessa forma, a chance de obstrução de veias é muito menor. Além disso, auxilia no controle da pressão arterial, diminuindo a propensão a derrames e infartos.

 

Cuidados importantes:

  • Consulte um médico para que ele autorize e oriente a sua prática de exercícios físicos;
  • Conte também com as orientações de um educador físico para a correta prática de atividades físicas;
  • Tome bastante água enquanto se exercita e também ao longo do dia;
  • Use roupas leves e um calçado confortável;
  • Alongue-se antes e depois;
  • Tenha cuidado com o sol: atente-se aos horários e passe filtro solar;

Além desses cuidados, é importante alimentar-se corretamente e estar sempre bem nutrido para que não lhe falte energia para o exercício. Para isso, Nutren Senior é um companheiro fundamental. Ele tem cálcio, proteína e vitaminas necessárias para manter seus ossos e músculos fortes e resistentes, trazendo mais vitalidade e disposição, indispensáveis para praticar exercícios físicos.