Nutrição e imunidade: qual a relação?
O sistema imunológico é o sistema de defesa do corpo humano que atua contra microrganismos maléficos presentes no ar, nos alimentos ou nos objetos. Ele é responsável por nos proteger contra: 1
- Vírus;
- Bactérias;
- Infecções;
- Tumores.
Como manter o Sistema Imunológico saudável? 2-4
Alguns fatores são importantes para um sistema imunológico saudável:
Praticar atividades físicas;
Ter uma boa noite de sono;
Beber muita água (35 a 40 ml de água para cada kg do seu peso corporal);
Tomar sol em quantidades moderadas diariamente;
Controlar o estresse;
Ter uma alimentação rica em nutrientes, sendo esta, uma das medidas mais importantes.
Nutrição e Imunidade 5,6
O sistema imunológico do nosso corpo apresenta uma série de reações bioquímicas que dependem de proteínas, vitaminas e minerais específicos. Esses nutrientes estão associados ao bom funcionamento do sistema imune, providenciando proteção e reparação do organismo, diminuindo as chances de ficar doente e ajudando na recuperação de forma mais rápida. Alguns nutrientes dão uma força extra para o seu organismo ficar mais preparado contra invasores. São eles:
Proteínas (aminoácidos);
Vitaminas A, D, E, B12, B6 e ácido fólico;
Minerais como: ferro, zinco, cobre, magnésio e selênio
Quando a pessoa não tem uma alimentação saudável, as células de defesa do nosso corpo acabam ficando menos eficiente
Intestino e Imunidade 3,7,8
Você sabia que 70 a 80% das células do nosso sistema imune estão concentradas no intestino? Hoje, diversos estudos e pesquisas comprovam que o sistema imunológico tem uma ligação muito importante com a microbiota intestinal e, a dieta é o maior contribuinte no equilíbrio da flora bacteriana no intestino, influenciando assim a imunidade.
Além disso, quando a microbiota intestinal não é saudável, está relacionada a doenças como:
- Obesidade;
- Diabetes;
- Câncer de cólon e reto;
- Diarreias;
- Obstipação crônica;
- Doença de crohn;
- Recolite ulcerativa;
- Síndrome do intestino irritável.
O consumo de fibras na alimentação é uma estratégia interessante para manter o equilíbrio da microbiota intestinal, aumentando as bactérias benéficas e reduzindo as bactérias que causam doenças. Além disso, as fibras também ajudam a reduzir o índice glicêmico dos alimentos, contribuindo para a prevenção de doenças crônicas como a obesidade e o diabetes.
Por isso, podemos concluir que a nutrição tem relação direta e essencial com o sistema imunológico e, que ingerir alimentos saudáveis e ricos em nutrientes como: proteínas, vitaminas, minerais e fibras, favorece as funções de defesa do organismo contra doenças e infecções. Já uma alimentação pobre em nutrientes, aumenta as bactérias patogênicas em nosso intestino, impactando na imunidade do corpo e, consequentemente, no aumento do risco de doenças.
Conheça o Nutrição até Você, a loja oficial de Nestlé Health Science.
Referências:
- Mazur, C. E, Rodrigues, I. D, Biasebetti, M. B. S. Relação do consumo de vitaminas e minerais com o sistema imunitário: uma breve revisão. Visão Acadêmica, v. 19, n. 1, 2018.
- ABRAN- Associação Brasileira de Nutrologia. Orientações Nutricionais para aumentar a Imunidade. 2020.
- Roseli O. S. Sarni, Fabíola I. S. Souza, Renata R. Cocco, Márcia C. Mallozi, Dirceu Solé. Micronutrientes e sistema imunológico. 2010.
- Rev Bras Med Esporte – Efeito do exercício no sistema imune: resposta, adaptação e sinalização celular. Vol. 18, No 3 – Mai/Jun, 2012.
- Mariano, K. P., Fioravanti, M. C. S. Nutrição e função imune. Universidade Federal de Goiás, Escola de Veterinária e Zootecnia. Programa de pós-graduação em ciência animal, 2011.
- Brasil. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2ª ed. Brasília (DF); 2014.
- Perbelin, D. S., Angélica et al. The role of microbiota as allied in the immune system. Arquivos do MUDI, v. 23, n. 3, 2019.
- Fernandes, T. Fe. Impactos da microbiota intestinal na saúde do lactente e da criança em curto e longo prazo. International Journal of Nutrology, v. 10, n. S 01, 2017.
- Marteau P, Boutron-Ruault MC. Nutritional advantages of probiotics and prebiotics.