Entenda por que o colágeno é um aliado da beleza

Conheça os benefícios do colágeno e veja como incluir essa proteína na sua rotina para auxiliar na firmeza e elasticidade da pele.

Entenda por que o colágeno é um aliado da beleza

As células do nosso corpo precisam de muitos nutrientes para se manterem sempre fortes, saudáveis e bem estruturadas e o colágeno é um dos principais e mais conhecidos aliados nessa função. Ele é a proteína mais abundante em nosso organismo, fazendo parte da constituição não só da pele, mas também das articulações, nervos, cabelos, unhas, músculos e tendões, correspondendo a quase 30% do total de proteínas do corpo humano.

O colágeno é produzido naturalmente pelo nosso organismo, mas, com o passar do tempo, principalmente a partir dos 25 anos de idade, sua produção diminui e a quantidade disponível nas células da derme é reduzida. Isso causa fragilidade na estrutura interna da pele, levando ao aparecimento de rugas, perda de elasticidade e flacidez. Além da idade, outros fatores influenciam na perda de colágeno, como mudanças hormonais, estresse, má alimentação, exposição excessiva ao sol, etc.

Existem diversos tipos de colágeno, mas os principais são o colágeno tipo 1, conhecido como colágeno hidrolisado, e o colágeno tipo 2, ou desnaturado. O colágeno hidrolisado é o mais popular, comercializado em farmácias e lojas especializadas e suas funções estão relacionadas a auxiliar no fortalecimento de unhas e cabelos e aumentar a firmeza da pele.

Alimentos ricos em colágeno

É possível manter bons níveis de colágeno por meio de uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes variados e principalmente em vitamina C, que ajuda na sintetização e absorção do colágeno no organismo. Frutas como laranja, caju, goiaba, acerola são ricas em vitamina C. Além das carnes, ovos, queijos brancos, castanhas e gelatina são alimentos ricos em colágeno.

Colágeno hidrolisado Verisol

O colágeno Verisol é composto por peptídeos bioativos de colágeno, especialmente desenvolvidos para a pele.

Para avaliar a saúde da sua pele de maneira profunda, procure sempre um profissional da saúde, como um dermatologista ou nutricionista. Somente ele poderá analisar quais são as suas necessidades e irá indicar os produtos e complementos mais adequados para sua pele e seu estilo de vida.

Referências:

1 - American Skin Association ( www.americanskin.org).

2 - Sociedade Brasileira de Dermatologia ( www.sbd.com.br).

3 - Silva TF, Penna ALB. Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais. Rev Inst Adolfo Lutz. 2012; 71(3):530-9.

4 - Ganceviciene R et al. Skin anti-aging strategies. Dermatoendocrinol. 2012; 4(3): 308–319.

5 - Vannucchi H, Rocha MM. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes: Ácido Ascórbico (Vitamina C). Série de Publicações ILSI Brasil. Força-tarefa Alimentos Fortificados e Suplementos. Comitê de Nutrição ILSI Brasil, Julho 2012.

6 -   Gonçalves GR, Oliveira MAS, Moreira RF, Brito D. Benefícios da ingestão de colágeno para o organismo humano. REB 2015, 8 (2):190-207.

veja todos os artigos