Vitamina D
Vitamina D

em pessoas com

50+

Depois dos 50 anos, as pessoas ficam mais suscetíveis à falta de vitamina D por diversos motivos: 1-5

Menor exposição ao sol

Menor exposição ao sol

Capacidade de produção na pele reduzida

Capacidade de produção na pele reduzida

Alimentação inadequada

Alimentação inadequada

Menor absorção da vitamina no organismo

Menor absorção da vitamina no organismo

Menor absorção da vitamina no organismo

Menor absorção da vitamina no organismo

Alimentação inadequada

Alimentação inadequada

Uso de medicamentos que interferem na absorção

Uso de medicamentos que interferem na absorção

Possíveis consequências da deficiência de vitamina D: 6-11

  • Baixa do sistema imunológico;
  • Perda de massa óssea e muscular, favorecendo o desenvolvimento de osteopenia, osteoporose e sarcopenia;
  • Fraqueza muscular (maior risco de quedas).
  • Maior risco para doenças cardiovasculares;
  • Maior risco de desenvolvimento de doenças crônicas;
  • Piora das doenças autoimunes como a artrite reumatoide e o lupos;
  • Maior risco de desenvolvimento de câncer;

Benefícios da vitamina D na alimentação de pessoas com 50+ 12

O consumo de alimentos ricos em Vitamina D pode trazer benefícios importantes como:

Aumento da absorção de cálcio nos ossos

Aumento da absorção de cálcio nos ossos

Fortalecimento do sistema imunológico (proteção contra vírus e bactérias)

Fortalecimento do sistema imunológico (proteção contra vírus e bactérias)

Aumento da força muscular

Aumento da força muscular

Prevenção de doenças cardiovasculares e autoimunes, além de câncer e diabetes

Prevenção de doenças cardiovasculares e autoimunes, além de câncer e diabetes

A recomendação diária de vitamina D para pessoas com 50 anos ou mais é de 1.000 a 2.000 UI 12

Alimentos ricos em Vitamina D 12

AlimentoPorçãoConteúdo de Vitamina D por porção
Salmão selvagem100 g~600-1.000 UI de vitamina D
Salmão de criação100 g~100-250 UI de vitamina D
Sardinha em conserva100 g~300 UI de vitamina D
Cavala em conserva100 g~250 UI de vitamina D
Atum conserva100 g~230 UI de vitamina D
Óleo de fígado de bacalhau5 mL~400-1.000 UI de vitamina D
Gema de ovo1 unidade~20 UI de vitamina D
Cogumelos frescos100 g~100 UI de vitamina D
Cogumelos secos ao sol100 g~1.600 UI de vitamina D

Fórmulas adicionadas de Vitamina D

Por diversos motivos, uma ingestão frequente de alimentos que sejam fontes de Vitamina D talvez não seja fácil. Dessa forma, a indicação de fórmulas nutricionais que contenham este micronutriente, além de outros como proteínas, cálcio e zinco, pode ser necessária.

Produtos Nutren® Senior

Informação Nutricional

Informação Nutricional

*De acordo com Ingestão Diária Recomendada estabelecida pela RDC360/2003 e considerando a porção diária de 55g de Nutren® Senior Sem Sabor

Como incluir Nutren® Senior na dieta de pessoas com 50 anos ou mais

Sopa Nutritiva

Consumir NUTREN® Senior nas versões Pronto Para Beber, Pó com sabores adicionado ao leite ou ainda na opção Sopa Nutritiva Instantânea.

Sopa Nutritiva
Bebidas

Acrescentar o NUTREN® Senior em Pó Sem Sabor em bebidas e receitas doces ou salgadas. (clique aqui)

Bebidas
Como incluir Nutren® Senior na Dieta

Referências: 1. Vieth R. Vitamin D supplementation, 25-hydroxyvitamin D concentrations, and safety. Am J Clin Nutr. 1999;69(5):842-56. 2. Pfeifer M, Begerow B, Minne HW. Vitamin D and muscle function. Osteoporos Int. 2002;13(3):187-94. 3.Gloth FM 3rd, Tobin JD. Vitamin D deficiency in older people. J Am Geriatr Soc. 1995;43(7):822-8. 4. Bates CJ, et al. Micronutrients: highlights and research challenges from the 1994-5 National Diet and Nutrition Survey of people aged 65 years and over. Br J Nutr. 1999;82(1):7-15. 5.Kudlacek S, et al. Assessment of vitamin D and calcium status in healthy adult Austrians. Eur J Clin Invest. 2003;33(4):323-31. 6. Goshayeshi L, et al. Association between metabolic syndrome, BMI, and serum vitamin D concentrations in rheumatoid arthritis. Clin Rheumatol. 2012;31(8):1197-203. 7. Sahebari M, Nabavi N, Salehi M. Correlation between serum 25(OH)D values and lupus disease activity: an original article and a systematic review with meta-analysis focusing on serum VitD confounders. Lupus. 2014;23(11):1164-77. 8. Jacobs ET, Kohler LN, Kunihiro AG, Jurutka PW. Vitamin D and Colorectal, Breast, and Prostate Cancers: A Review of the Epidemiological Evidence. J Cancer. 2016;7(3):232-40. 9. McDonnell SL, et al. Serum 25-Hydroxyvitamin D Concentrations ≥40 ng/ml Are Associated with >65% Lower Cancer Risk: Pooled Analysis of Randomized Trial and Prospective Cohort Study. PLoS One. 2016;11(4):e0152441. Erratum in: PLoS One. 2018;13(7):e0201078.10. Sahebari M, Nabavi N, Salehi M. Correlation between serum 25(OH)D values and lupus disease activity: an original article and a systematic review with meta-analysis focusing on serum VitD confounders. Lupus. 2014;23(11):1164-77. 11. Durup D, et al. A Reverse J-Shaped Association Between Serum 25-hydroxyvitamin D and Cardiovascular Disease Mortality: The CopD Study. J Clin Endocrinol Metab. 2015;100(6):2339-46.12. Maeda SS, et al. Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D. Arq Bras Endocrinol Metab.

NHS000426

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