PERMANEÇA SAUDÁVEL

Seria ingênuo assumir que o declínio da função corporal é simplesmente parte do envelhecimento. Do que se é conhecido até o momento, a ciência mostra que muito pode ser feito para auxiliar o “relógio biológico”. Nutrição balanceada e atividade física regular são importantes pontos para uma boa saúde. Os benefícios são aplicáveis para qualquer idade. 1,2

EXERCÍCIO + NUTRIÇÃO

Permaneça saudável

você sabia?

Mais de 38% dos idosos são deficientes em vitamina B12.

Após os 50 anos, em média um indivíduo poderá perder 1% de massa muscular /ano.

A OMS recomenda a ingestão de no mínimo 25g de fibras ao dia.

Boa nutrição e exercícios funcionam melhor para desacelerar o processo de envelhecimento quando ambos são rotineiramente parte da vida do indivíduo. 1,2 A ingestão correta de nutrientes como vitaminas, minerais, fibras e proteína são essenciais para o funcionamento normal do corpo, desde a manutenção do músculo até a melhora da digestão. 1-3

Os seguintes nutrientes desempenham um papel importante em auxiliar o corpo do idoso a ter o desempenho próximo ao ideal:

  • Certas vitaminas são importantes para regulação do metabolismo
  • Proteína contribui para o crescimento e manutenção da massa muscular. Pessoas idosas precisam de mais proteína na dieta do que adultos jovens. Ao logo do tempo, a perda muscular, sensação de fraqueza e habilidade limitada para realizar atividades podem ser percebidas, e podem ser um sinal de ingestão deficiente de proteínas.
  • Vitamina D e cálcio são nutrientes essenciais para a saúde dos ossos. Níveis de Vitamina D no corpo do idoso tendem a ser baixos, e isso pode atrapalhar a habilidade se absorção do cálcio. Vitamina D e cálcio trabalham em harmonia para ajudar a manter ossos saudáveis.
  • Vitamina C contribui para a formação normal do colágeno, que consequentemente contribui para o funcionamento normal da cartilagem. Cartilagem é o componente chave das articulações. Juntos, músculos, ossos e cartilagens desempenham um papel chave nas atividades diárias.
  • Ingestão adequada de fluídos é necessária. A água está envolvida em praticamente todos processos metabólicos. Água contribui para a manutenção da função física e cognitiva normal. Hidratação adequada dá suporte para uma boa performance física e mental.
  • A Organização Mundial da Saúde recomenda para a população consumir no mínimo 25g de fibras todos os dias. O consumo típico diário está abaixo do limite recomendado.

A Nestlé Health Science está ativamente envolvida na pesquisa e desenvolvimento de Soluções Nutricionais para auxiliar nos cuidados das situações clínicas, a fim de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Consulte um profissional de saúde para informações adicionais.

Referências

1 - Ministério da saúde. Secretaria de Atenção à Saúde e Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Série A. Normas e Manuais Técnicos; Cadernos de Atenção Básica, n.19 2 - World Health Organization. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. 1ª edição traduzida para o português – 2005. Brasília / DF; 2005. 3 - Montgomery SC, Streit SM, Beebe ML et al. Micronutrient Needs of the Elderly. Nutr Clin Pract 2014;29:435. 4 - Bauer J, Biolo G, Cederholm T et al. Evidence-Based Recommendations for Optimal Dietary Protein Intake in Older People: A Position Paper From the PROT-AGE Study Group. JAMDA 2013;14:542-559 5 - Pierine DT, Nicola M, Oliveira EP. Sarcopenia: alterações metabólicas e consequências no envelhecimento. Ver Bras Cien e Mov 2009;17:96-103. 6 - Fisberg RM, Marchioni DML, Castro MA et al. Ingestão inadequada de nutrientes na população de idosos do Brasil: Inquérito Nacional de Alimentação 2008-2009. Rev Saúde Pública 2013;47:222S-30S 7 - Verbrugge FH, Gelen E, Milisen K et al. Who should receive calcium and vitamina D

Veja também

Conheça os benefícios da caminhada para corpo e mente

Conheca os beneficios da caminhada para corpo

A caminhada é uma atividade física muito indicada pelos cardiologistas para a prevenção e auxílio na recuperação de doenças como hipertensão e diabetes. Além de ser extremamente benéfica para a saúde, é um exercício que não exige muito tempo, já que, meia hora por dia 5 vezes na semana são suficientes para ver os impactos na sua saúde. Com isso em mente, listamos os benefícios e também alguns cuidados que você deve ter para iniciar suas caminhadas. A caminhada pode auxiliar em vários pontos, confira:

 

  • Osteoporose

    Ao caminhar, os ossos da perna comprimem-se ao colocar os pés no chão e todo o esqueleto se movimenta. Isso aumenta os estímulos elétricos, aumentando sua força e resistência. Dessa forma, a caminhada contribui para a prevenção da osteoporose e, em casos já diagnosticados, pode auxiliar na redução do progressão da doença.

     

  • Circulação

    A caminhada faz com que o coração trabalhe mais, pois com a melhora no bombeamento de sangue, as veias e artérias se dilatam tornando o processo de oxigenação mais eficiente. Isso faz com que as partes mais afastadas como pés e pernas recebam o sangue com mais facilidade, diminuindo os inchaços do cotidiano.

     

  • Diabetes

    Durante a prática de caminhadas, o pâncreas e o fígado são estimulados, pela maior circulação de sangue, produzindo mais insulina para o corpo. Isso faz com que as células aumentem sua capacidade de absorver glicose, evitando que ela fique circulando pelo sangue e contribua para o desenvolvimento do Diabetes.

     

     

  • Equilíbrio do peso

    A caminhada é uma atividade que promove queima de calorias além da vantagem de que mesmo depois de horas o praticante continua queimando calorias pois o metabolismo se mantém acelerado graças ao aumento da circulação.

     

  • Hipertensão

    A caminhada pode reduzir a produção de gordura no corpo e por consequência diminui os níveis do colesterol ruim e evita o acúmulo de gordura. Dessa forma, a chance de obstrução de veias é muito menor. Além disso, auxilia no controle da pressão arterial, diminuindo a propensão a derrames e infartos.

     

    Cuidados importantes:

  • Consulte um médico para que ele autorize e oriente a sua prática de exercícios físicos;
  • Conte também com as orientações de um educador físico para a correta prática de atividades físicas;
  • Tome bastante água enquanto se exercita e também ao longo do dia;
  • Use roupas leves e um calçado confortável;
  • Alongue-se antes e depois;
  • Tenha cuidado com o sol: atente-se aos horários e passe filtro solar;

 

Além desses cuidados, é importante alimentar-se corretamente e estar sempre bem nutrido para que não lhe falte energia para o exercício. Para isso, Nutren Senior é um companheiro fundamental. Ele tem cálcio, proteína e vitaminas necessárias para manter seus ossos e músculos fortes e resistentes, trazendo mais vitalidade e disposição, indispensáveis para praticar exercícios físicos.

Gostou das dicas? Decubra outros artigos de Nutren® Senior. Para acessar, clique aqui

veja todos os artigos