PERMANEÇA SAUDÁVEL

Seria ingênuo assumir que o declínio da função corporal é simplesmente parte do envelhecimento. Do que se é conhecido até o momento, a ciência mostra que muito pode ser feito para auxiliar o “relógio biológico”. Nutrição balanceada e atividade física regular são importantes pontos para uma boa saúde. Os benefícios são aplicáveis para qualquer idade. 1,2

EXERCÍCIO + NUTRIÇÃO

Permaneça saudável

você sabia?

Mais de 38% dos idosos são deficientes em vitamina B12.

Após os 50 anos, em média um indivíduo poderá perder 1% de massa muscular /ano.

A OMS recomenda a ingestão de no mínimo 25g de fibras ao dia.

Boa nutrição e exercícios funcionam melhor para desacelerar o processo de envelhecimento quando ambos são rotineiramente parte da vida do indivíduo. 1,2 A ingestão correta de nutrientes como vitaminas, minerais, fibras e proteína são essenciais para o funcionamento normal do corpo, desde a manutenção do músculo até a melhora da digestão. 1-3

Os seguintes nutrientes desempenham um papel importante em auxiliar o corpo do idoso a ter o desempenho próximo ao ideal:

  • Certas vitaminas são importantes para regulação do metabolismo
  • Proteína contribui para o crescimento e manutenção da massa muscular. Pessoas idosas precisam de mais proteína na dieta do que adultos jovens. Ao logo do tempo, a perda muscular, sensação de fraqueza e habilidade limitada para realizar atividades podem ser percebidas, e podem ser um sinal de ingestão deficiente de proteínas.
  • Vitamina D e cálcio são nutrientes essenciais para a saúde dos ossos. Níveis de Vitamina D no corpo do idoso tendem a ser baixos, e isso pode atrapalhar a habilidade se absorção do cálcio. Vitamina D e cálcio trabalham em harmonia para ajudar a manter ossos saudáveis.
  • Vitamina C contribui para a formação normal do colágeno, que consequentemente contribui para o funcionamento normal da cartilagem. Cartilagem é o componente chave das articulações. Juntos, músculos, ossos e cartilagens desempenham um papel chave nas atividades diárias.
  • Ingestão adequada de fluídos é necessária. A água está envolvida em praticamente todos processos metabólicos. Água contribui para a manutenção da função física e cognitiva normal. Hidratação adequada dá suporte para uma boa performance física e mental.
  • A Organização Mundial da Saúde recomenda para a população consumir no mínimo 25g de fibras todos os dias. O consumo típico diário está abaixo do limite recomendado.

A Nestlé Health Science está ativamente envolvida na pesquisa e desenvolvimento de Soluções Nutricionais para auxiliar nos cuidados das situações clínicas, a fim de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Consulte um profissional de saúde para informações adicionais.

Referências

1 - Ministério da saúde. Secretaria de Atenção à Saúde e Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Série A. Normas e Manuais Técnicos; Cadernos de Atenção Básica, n.19 2 - World Health Organization. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. 1ª edição traduzida para o português – 2005. Brasília / DF; 2005. 3 - Montgomery SC, Streit SM, Beebe ML et al. Micronutrient Needs of the Elderly. Nutr Clin Pract 2014;29:435. 4 - Bauer J, Biolo G, Cederholm T et al. Evidence-Based Recommendations for Optimal Dietary Protein Intake in Older People: A Position Paper From the PROT-AGE Study Group. JAMDA 2013;14:542-559 5 - Pierine DT, Nicola M, Oliveira EP. Sarcopenia: alterações metabólicas e consequências no envelhecimento. Ver Bras Cien e Mov 2009;17:96-103. 6 - Fisberg RM, Marchioni DML, Castro MA et al. Ingestão inadequada de nutrientes na população de idosos do Brasil: Inquérito Nacional de Alimentação 2008-2009. Rev Saúde Pública 2013;47:222S-30S 7 - Verbrugge FH, Gelen E, Milisen K et al. Who should receive calcium and vitamina D

Veja também

Como se manter ativo após os 50?

Como se manter ativo apos os 50

Junto do clima de “Ano novo, vida nova” - aquela vontade de mudança também acompanha a gente, não é mesmo? E se exercícios físicos fazem parte desses seus novos planos, você deve ter se deparado com muitas dúvidas de como começar ou o que fazer. Para te ajudar a manter uma vida ativa, separamos algumas dicas simples e valiosas para aplicar no dia a dia. Confira:

Importante: consulte um médico antes de iniciar qualquer atividade física e pratique sempre com a orientação de um educador físico.

 

Alongamentos

Evitar lesões, melhorar a flexibilidade e a postura: esses são alguns dos benefícios dos alongamentos. Lembre-se sempre de dedicar alguns breves minutos para se alongar/aquecer. Devagar, estique cada músculo por 15 a 20 segundos, sem força – alongamento não é sinônimo de dor.

 

Atividades ao ar livre

Parques, praias ou até mesmo nas ruas próximas da sua casa, não importa: caminhadas são um ótimo meio de se manter ativo. Com roupas leves e um tênis apropriado, você também pode aproveitar e andar de bicicleta, se exercitar em equipamentos de ginástica públicos ou participar de sessões em grupo de Tai Chi Chuan ou Yoga.

 

Alguns cuidados

Especialmente no verão, use protetor solar e evite o horário das 10 às 16 horas. Faça uso de bonés ou chapéus para se prevenir do sol forte. Leve também uma garrafinha de água para se hidratar durante os exercícios. Dica Nutren: para refrescar e começar com muita energia suas atividades físicas, que tal um suco de açaí e abacaxi com Nutren Senior? Veja como é simples fazer clicando aqui.

Gostou das dicas? Decubra outros artigos de Nutren® Senior. Para acessar, clique aqui

veja todos os artigos