Beacon
Página Inicial

Situações que podem contribuir para o envelhecimento celular

Envelhecimento saudável

Situações que podem contribuir para o envelhecimento celular(doenças pré-existentes, hábitos e estilo de vida).

Ao longo de toda a vida, o envelhecimento celular promove a substituição das células, com renovação mais eficiente e rápida durante a juventude. Apesar de ser um evento natural, existem alguns fatores que podem acelerar esse processo, enquanto alguns cuidados podem atrasá-lo.

Os sinais mais facilmente reconhecidos do envelhecimento celular, são os que se apresentam na pele. Geralmente, a partir dos trintas anos, surgem rugas finas no rosto e, com o passar do tempo, especialmente devido a exposição à radiação solar, a pele torna-se mais seca, fina e com sinais mais profundos. Mas não é só a exposição da pele que causa o envelhecimento celular, alguns fatores internos do corpo podem influenciar diretamente na aceleração deste processo.

O estilo de vida, quando considerado não saudável pode intensificar o envelhecimento celular. Um exemplo é o tabagismo, que contribui para o aumento de radicais livres dentro das nossas células, desequilibrando o processo de renovação celular, agravado com uma alimentação pobre em frutas e hortaliças, que são fontes de antioxidantes que tentam neutralizar esse ataque.

Além disso, a ingestão exagerada de álcool também estimula o envelhecimento e a piora do funcionamento do organismo, provocando prejuízos à saúde. Algumas doenças, se não controladas, também podem acelerar esse processo. Um exemplo disso, é o diabetes, já que o nível aumentado de açúcar no sangue agrava a formação de radicais livres.

A obesidade, quando provocada pela alta ingestão de gorduras e açúcares, é outro fator que contribui diretamente para a aceleração do envelhecimento celular. Além do fator da alimentação, a falta de exercícios físicos pode fazer aumentar a produção de radicais livres, uma vez que o bom condicionamento físico neutraliza mais rapidamente esses danos, promovendo a autodefesa do organismo.

Conhecer os cuidados que auxiliam na renovação saudável das células, pode ajudar a adiar esse processo. Podemos começar com a adoção de medidas simples na melhora do estilo de vida, como reduzir o consumo de açúcares e gorduras, aumentar o consumo de vegetais e manter a prática regular de exercícios físicos.

Referências:

1 - BARROS, C. R.; CATANIA, A. S.; FERREIRA, S. R. G. Vitaminas e minerais com propriedades antioxidantes e risco cardiometabólico: controvérsias e perspectivas. Arquivo Brasileiro de Endocrinologia Metabólica, São Paulo, v. 53, n. 5, p.550-559, jun. 2009.

2 - BUSNELLO, F. M.. Aspectos Nutricionais no Processo do Envelhecimento. São Paulo: Atheneu, 2007.

3 - COZZOLINO, S. M. F.; COMINETTI, C. Bases bioquimicas e fisiologicas da nutrição nas diferentes fases da vida, na saúde e na doença. São Paulo: Manole, 2013.

4 - DRAUZIO, Varella. Deficiência de B12. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/deficiencia-de-b12/. Acesso em: 30 de julho de 2019.

5 - ESKINAZI, F. M. V. et al. Envelhecimento e a Epidemia da Obesidade. Unopar Científica Ciências Biológicas e da Saúde, Pernambuco, v. 1, n. 13, p.295-298, fev. 2011.

6 - INTERNATIONAL LIFE SCIENCES INSTITUTE. Aminoácidos. Disponível em: http://ilsibrasil.org/wp-content/uploads/sites/9/2016/08/Aminoacidos_vers%C3%A3o-online.pdf. Acesso em: 31 de julho de 2019.

7 - PETRY, E. R et al . Suplementações nutricionais e estresse oxidativo: implicações na atividade física e do esporte. Rev Bras. Cien, Florianópolis, v.35, n. 4, p.1071- 1092, dez de 2013.

8 - PORFÍRIO, Elisângela; FANARO, Gustavo Bernardes. Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistemática. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol, Rio de Janeiro, p.153-163, 2016.

9 - SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Envelhecimento. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/envelhecimento/4/. Acesso em: 30 de julho de 2019.

10 - STONOGA, E. T. S. et al. Efeitos da glutamina intraperitoneal no tratamento de sepse experimental. Arq Bras Cir, Paraná, v.32, n.2, p. 1-4, jan de 2019.

11 - SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA: Envelhecimento. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/envelhecimento/4/ BARBON, F. J; WIETHÖLTER, P; FLORES, R. A: Alterações Celulares no Envelhecimento Humano. DOI: 10.18256/2238-510X/j.oralinvestigations.v5n1p61-65

Gostou das dicas? Descubra outros artigos de Celltrient. Para acessar, clique aqui.

Veja também

  • Libras
  • Voz
Beacon