A importância do bem-estar para a saúde e a beleza

mar 12, 2018, 20:02 by Juliana Andrea Garcia Gallego

A importância do bem-estar para a saúde

Praticar atividades físicas regularmente, evitar o estresse e ter boas noites de sono são os primeiros passos para poder ter mais qualidade de vida e saúde.

Boa parte dos sinais de envelhecimento precoce da pele estão ligados aos hábitos e estilo de vida de cada pessoa. Seguir uma dieta equilibrada, beber muita água e dormir ao menos 7 horas por noite são algumas atitudes simples que, ao serem incluídas na sua rotina, podem fazer toda a diferença no seu bem-estar. Veja a seguir algumas dicas para incorporar esses hábitos ao seu dia a dia e quais os benefícios que eles podem trazer para sua saúde e para ter mais qualidade de vida.

Tenha uma alimentação equilibrada. Ter uma dieta equilibrada faz bem para o corpo, para a mente e também para a pele. Invista em frutas, legumes e alimentos com colágeno, vitamina C e antioxidantes, que ajudam no combate aos radicais livres. Confira também nossas dicas de alimentação saudável.

Durma bem. Além da necessidade de dormir entre 7 e 9 horas todos os dias, a qualidade do sono é importante, pois é nesse período que o corpo descansa. Algumas dicas para ficar longe da insônia são: evitar o uso de celulares e aparelhos eletrônicos perto da hora de dormir, fazer refeições leves e organizar sua rotina de sono.

Beba muita água. Além de fornecer hidratação ao corpo por meio dos alimentos, é fundamental a ingestão de água todos os dias. Nossas células estão repletas de água e a maioria das enzimas, vitaminas, antioxidantes e outros nutrientes precisam de água para funcionar. Sem hidratação, a pele fica ressecada e sem brilho.

Evite álcool e cigarro em excesso. Fumar é um hábito prejudicial à saúde devido ao grande número de toxinas presentes no cigarro e na fumaça. Além de causar rugas ao redor dos lábios, o tabagismo pode deixar a pele ressecada e acinzentada. O álcool em excesso prejudica a circulação sanguínea e a absorção de nutrientes pelas células.

Viva com tranquilidade. O estresse está relacionado à má circulação sanguínea, suor em excesso e insônia, problemas que podem causar olheiras, olhos inchados, pele seca e acne. Para combater o estresse, invista em exercícios físicos leves, que trabalham o corpo e ao mesmo tempo desenvolvem a concentração e o equilíbrio emocional.

Pratique atividades físicas. Os exercícios auxiliam no combate ao estresse, na melhora da circulação sanguínea, na eliminação de toxinas do organismo e na firmeza da pele. Caminhadas leves, corridas, aulas de dança, andar de bicicleta e musculação são as formas fáceis e práticas de incluir movimento na sua rotina.

Limpe sua pele todos os dias. Não importa se os dias estão ensolarados ou nublados, é preciso investir diariamente nos cuidados com a pele como limpeza, tonificação e hidratação, além de não esquecer de usar um protetor solar adequado.

Com essas dicas simples e práticas, você estará investindo no seu bem-estar e na sua qualidade de vida, além de poder ter mais saúde e disposição. Antes de iniciar exercícios físicos ou investir em produtos de complementação ou suplementação alimentar, procure sempre um profissional da saúde. Somente ele poderá indicar os produtos mais adequados às necessidades do seu corpo e da sua rotina.

Referências:

1 - American Skin Association ( www.americanskin.org ).

2 - Krutmann J. The skin aging exposome. J Dermatol Sci. 2017; 85(3):152-161.

3 - Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados diários com a pele. Acessado em: 24/01/2018. Disponível em: http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/

Gostou das dicas? Decubra outros artigos de Nutren® Beauty. Para acessar, clique aqui