Entenda quais são os 3 passos para limpar sua pele

fev 22, 2018, 21:21 by Juliana Andrea Garcia Gallego

Limpieza, tonificação e hidratação dos cuidados diários com a pele

Você provavelmente já sabe que tirar a maquiagem antes de dormir é um dos passos fundamentais para ter uma pele saudável. Mas você sabe para que serve e qual a maneira correta de fazer a tonificação? Quais os cremes e produtos mais adequados para cada uma dessas etapas? Sabe que é preciso fazer a limpeza da pele também pela manhã? Se você tem essas dúvidas, vamos esclarecer o passo a passo para uma limpeza de pele completa.

Com três passos simples: limpeza, tonificação e hidratação, você deixa a preguiça de lado e faz uma limpeza completa da pele, hábito que deve ser incluído na sua rotina diária. Confira a seguir as principais dicas para cada uma dessas etapas:

Limpeza

Esse é o passo inicial. Antes de mais nada, é preciso retirar toda a maquiagem do rosto, incluindo delineador, máscara de cílios, sombra e outros produtos. Pela manhã também é importante fazer a limpeza de pele, para retirar o excesso de cremes ou outros produtos que ficaram agindo durante a noite.

Logo após a remoção de maquiagem ou cremes, é preciso lavar o rosto com um sabonete adequado ao seu tipo de pele para remover sujeiras, suor e a oleosidade da superfície. Existem muitos produtos no mercado, que apresentam diferenças na composição para peles secas ou oleosas. É importante consultar um profissional de saúde para saber qual é o melhor para você.

Tonificação

Os tônicos faciais são produtos que atuam na remoção dos sabonetes ou outros cremes e loções usados na limpeza e ajudam a equilibrar o PH natural da pele, que deve ser levemente ácido para evitar a proliferação de bactérias. Com a tonificação correta, seu rosto pode absorver melhor os ativos presentes nos cremes, séruns e demais produtos que serão aplicados em seguida.

É indicado utilizar um tônico que não contenha álcool na formulação, pois a substância pode remover os lipídios naturais da pele e potencializar o ressecamento. Você pode encontrar diversos tônicos em farmácias e lojas especializadas, mas não esqueça de antes de utilizar qualquer produto consultar um dermatologista para saber qual será melhor para sua pele.

Hidratação

A principal função dos cremes hidratantes para o rosto é evitar a perda de água das células que compõe a pele. É um passo fundamental que deve ser feito mais de uma vez ao dia, já que fatores externos como poluição, exposição ao sol ou a luzes artificiais durante muitas horas levam ao ressecamento. Pessoas com todos os tipos de pele devem usar hidratante no rosto, porém é preciso ficar atenta à textura ideal do produto, que pode ser encontrado em creme, gel, loção e balms.

É nessa etapa de hidratação que está a principal diferença da rotina de limpeza que deve ser feita pela manhã e à noite. Durante o dia é essencial aplicar sobre o rosto um creme hidratante que contenha filtro solar, já à noite você pode optar por um creme de tratamento. Talvez você precise de mais de um creme para essa etapa da hidratação, por isso é fundamental consultar um profissional de saúde para ter as indicações mais adequadas ao seu tipo de pele.

Etapas complementares

Além dos três passos básicos, você pode optar por fazer uma leve esfoliação na pele, utilizando sabonetes com pequenas substâncias abrasivas. Mas é preciso cuidado, pois a esfoliação não é recomendada para peles muito sensíveis e não deve ser feita mais do que duas vezes na semana. Sempre conte com a orientação de um dermatologista antes de usar qualquer produto na pele.

Com essas dicas fica mais fácil entender quais são os passos fundamentais para limpar sua pele, porém, como cada pele é única, não deixe de consultar um dermatologista, pois apenas um profissional de saúde poderá fazer uma avaliação profunda do seu tipo de pele e suas necessidades, indicando os produtos mais adequados.

Referências:

1 - American Skin Association (www.americanskin.org).

2 - Sociedade Brasileira de Dermatologia (http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/).

Gostou das dicas? Decubra outros artigos de Nutren® Beauty. Para acessar, clique aqui