Dicas para cuidar da pele o ano inteiro

fev 22, 2018, 21:25 by Juliana Andrea Garcia Gallego

Veja quais são os cuidados para ajudar sua pele a se manter bonita em todas as estações.

Você sabia que é indicado usar o protetor solar também nos dias nublados, inclusive no inverno? Entender que sua pele precisa de cuidados todos os dias é o primeiro passo para se manter saudável e com uma aparência mais jovem e bonita. Cremes e loções com proteção solar ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele, pois atuam no bloqueio da radiação emitida pela iluminação artificial e pelos computadores, que também pode ser prejudicial à pele. Além disso, a radiação solar fica invisível durante os dias nublados, mas continua agindo.

A maioria das pessoas só lembra dos cuidados com a pele durante o verão, quando sentem os efeitos do sol com mais intensidade. Porém, no inverno, por exemplo, podemos estar mais suscetíveis ao ressecamento da epiderme. Já no outono e na primavera, o clima é bastante instável, o que leva à necessidade de estar atento ao surgimento de alergias, coceiras, manchas e outros problemas como a sensibilidade e a irritação. Confira a seguir dicas práticas para cuidar da sua pele em qualquer estação:

Verão: nessa época do ano, é mais comum realizar atividades ao ar livre, aproveitando a permanência do sol por mais tempo. Isso aumenta as chances de queimadura se a pele não for protegida corretamente da exposição solar. Além do protetor, é recomendado o uso de viseiras, bonés, chapéus e óculos escuros. Atualmente existem roupas que oferecem proteção UV, o que aumenta a segurança para se expor ao sol.

A hidratação da pele deve ser reforçada sempre após o banho e com cremes específicos e concentrados, pois o bronzeado resseca a pele ao retirar água das células. Além de usar produtos hidratantes, é fundamental incluir em sua rotina mais frutas, verduras e muita, mas muita água para repor o que as células perdem ao longo do dia.

Inverno: quando as temperaturas ficam mais baixas, transpiramos menos e tomamos banhos mais quentes, o que faz com que a pele fique mais seca. Além de redobrar os cuidados com a hidratação, é fundamental não abrir mão de uma alimentação equilibrada, com frutas, legumes e hortaliças ricas em vitaminas e minerais antioxidantes.

Também é importante estar atento aos cuidados com os lábios, que geralmente ficam muito ressecados nessa época, demandando proteção e hidratação com cremes, lip balms e produtos específicos. Além disso, lembre-se sempre de dar uma atenção especial na hidratação de áreas como joelhos, pés e cotovelos.

Primavera e outono: nas estações de transição, pode ser necessário preparar a pele para a estação que irá chegar. Você pode aproveitar as temperaturas mais amenas para hidratar melhor sua pele, que poderá estar queimada do sol por conta das estações anteriores e também mais ressacada, o que demanda hidratação extra. Além disso, o uso do protetor solar continua sendo indicado, mesmo nos dias nublados ou com sol encoberto.

Essas são algumas dicas simples para cuidar da sua pele durante o ano inteiro, mas é sempre bom realizar uma consulta ao dermatologista. Apenas um profissional da saúde poderá avaliar as condições e necessidades específicas da sua pele, indicando os melhores produtos de acordo com o que você precisa.

Referências:

1 - Sociedade Brasileira de Dermatologia ( http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/ ) ).

2 - Skin Care for Every Season - American Society for Dermatologic Surgery ( https://www.asds.net/_PublicResources.aspx?id=5770).

Gostou das dicas? Decubra outros artigos de Nutren® Beauty. Para acessar, clique aqui