Conheça os principais vilões da beleza

fev 22, 2018, 21:26 by Juliana Andrea Garcia Gallego

Conheça os principais vilões da beleza

Alguns hábitos cotidianos podem parecer inofensivos, mas prejudicam sua pele e podem acelerar o processo de envelhecimento.

Muitas pessoas não imaginam que, para ter uma pele saudável e bonita, é preciso ter cuidados especiais. Não estamos falando apenas da rotina de limpeza da pele ou de ter uma alimentação saudável. Muitos perigos para sua pele podem ser invisíveis: como estresse, sedentarismo e outras atitudes. A seguir, apresentamos alguns mitos e verdades sobre os hábitos mais comuns e como eles se relacionam com a sua beleza.

Atividades físicas não interferem na saúde da pele.

MITO. A prática regular de exercícios auxilia no equilíbrio dos nutrientes do organismo, como as proteínas e os antioxidantes, por exemplo, e o suor gerado durante a atividade também ajuda a eliminar toxinas das células. Se exercitar contribui para a liberação de hormônios como a endorfina e a serotonina, que trazem a sensação de bem-estar e também pode beneficiar a saúde da pele.

Bebidas alcoólicas em excesso pioram a aparência da pele.

VERDADE. A ingestão de bebidas alcóolicas em excesso pode afetar a circulação sanguínea, o que prejudica a irrigação, hidratação e oxigenação adequada das células e dilata os poros do rosto, facilitando o aparecimento de acne. O álcool também sobrecarrega as células para ser eliminado, causando processos inflamatórios, retenção de toxinas e aumentando a aparência de cansaço.

Não é preciso usar filtro solar no inverno.

MITO. Os raios solares afetam a saúde da nossa pele mesmo nos dias em que ele não aparece. Da mesma maneira, luzes artificiais e as radiações emitidas por computadores e outros aparelhos eletrônicos também prejudicam o rosto e seus efeitos podem ser minimizados com a utilização do filtro solar. Além do protetor, cuidados como tonificação e hidratação devem ser diários para ter uma pele saudável o ano inteiro.

Quem vive estressado pode ter mais espinhas.

VERDADE. Quem sofre com o estresse diariamente deixa as defesas do organismo fragilizadas e mais propensas ao excesso de oleosidade. Geralmente, a pessoa também desenvolve hábitos que podem ser prejudiciais à pele, como expressões faciais repetitivas, coceiras, má alimentação, entre outros.

A poluição também é responsável pelo envelhecimento da pele.

VERDADE. A poluição atmosférica e outros micro poluentes presentes no ar aderem à pele e podem causar a obstrução dos poros, além de penetrarem nas camadas mais profundas e prejudicarem a absorção de oxigênio e a circulação sanguínea das células, potencializando o envelhecimento precoce da pele. Para evitar esses efeitos, é fundamental a limpeza da pele todos os dias.

Se eu não usar maquiagem, não preciso limpar a pele.

MITO. A limpeza completa da pele deve ser feita diariamente pela manhã e também à noite. Mesmo que não haja maquiagem, a poluição do ar e as células mortas do rosto se alojam na epiderme e podem obstruir poros e gerar oleosidade excessiva. Assim, é fundamental limpar a pele todos os dias com produtos adequados às suas necessidades.

Computadores e luzes artificiais também prejudicam a pele.

VERDADE. Estudos apontam que cada hora que passamos na frente do computador equivale a cerca de 1 minuto de exposição solar. Pode parecer pouco, mas ao longo de semanas e meses é uma influência externa bastante significativa. Os filtros solares protegem dos raios UVs, mas também podem bloquear e reduzir esses efeitos nocivos das luzes artificiais.

Referências:

1 - Krutmann J. The skin aging exposome. J Dermatol Sci. 2017; 85(3):152-161.

2 - Sociedade Brasileira de Dermatologia ( www.sbd.org.br/dermatologia/pele ).

Gostou das dicas? Decubra outros artigos de Nutren® Beauty. Para acessar, clique aqui